CAMPANHA 21 Dias | A Evangelização Nas Células e Na Grande Celebração – Dia 11

“E todos os dias,no templo e nas casas,não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo”. (Atos 5.42)

O livro de Atos foi escrito por Lucas e registra os primeiros atos da Igreja. Se quisermos ter entendimento do nascimento da igreja e seu início, temos que ler Atos dos Apóstolos. O primeiro movimento da Igreja Cristã ocorreu na casa dos convertidos ao cristianismo, que era a congregação dos crentes. As primeiras conversões eram de Judeus em Jerusalém.

As atitudes dos primeiros cristãos tem a sua origem no judaísmo, portanto podemos entender o que está escrito em Atos 5.42. Davi sentiu o desejo de construir uma casa para Deus e seu filho Salomão a edificou. A base judaica enaltecia o ajuntamento no templo, estava na cultura dos judeus e dos convertidos (estamos falando de mais de 1.000 anos). No ano 70 esse templo foi destruído, num conflito entre judeus e romanos. Naquela época o imperador Tito empreendeu um massacre sobre um movimento de libertação, que surgiu em Israel. O livro de Atos foi escrito no ano 40 e o templo foi destruído no ano 70.

Então, se Atos 5.42 fosse escrito trinta anos depois ele seria diferente! “No ano 70, o imperador Tito destruiu o templo e agora a igreja só se reúne nas casas.” Não havia mais o templo. O que aconteceu no terceiro século no ano 300 foi muito grave. A Igreja começou a se confundir com prédio, ela passou a ter uma forma e a obedecer uma arquitetura que assumia sua identidade. Com a conversão do imperador Constantino, um dos últimos imperadores romanos, o cristianismo que era pobre e perseguido, passou a ser a religião oficial do Império Romano. O Imperador começou a construir templos para todos os lugares dominados pelo Império Romano. A igreja passou a ser confundida com prédio e isso trouxe grandes prejuízos à doutrina e ao entendimento de quem somos.

A Igreja é um corpo em movimento espiritual, a igreja somos nós, chamados de pedras vivas e corpo vivo pelo novo testamento. A mais linda imagem para a Igreja foi constituída na inspiração do Espírito Santos. Nós somos um corpo e esse corpo está em movimento. Isso é Igreja! Então essa Igreja pode se reunir num prédio, numa casa ou ao ar livre e ela continuará se reunindo, celebrando e sendo Igreja independentemente do lugar que a acolhe.

A Igreja já se reuniu nos cemitérios por causa da perseguição, se reuniu nos lugares mais diferentes possíveis e continuou sendo Igreja. É importante compreender que não precisamos de um templo para sermos Igreja. A Igreja deve aproveitar todas as oportunidades e lugares para alcançar seu objetivo..

ORAÇÃO: Senhor, nos ajude a ser uma igreja relevante e compromissada com sua palavra.

MOTIVOS DE ORAÇÃO: 

1. Para que sejamos uma Igreja relevante para Deus, para os salvos e para os perdidos e que todas as barreiras espirituais e humanas caiam por terra.

2. Orar pela unidade da igreja.

3. Pelas Igrejas espalhadas em países que ainda restringem o evangelho.

Clóvis Silva | Pastor de Células

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s