DEVOCIONAL | Voltemos à Reforma

Foto por Priscilla Du Preez no Unsplash

Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé“. – Romanos 1:17

Esse versículo bíblico mudou não apenas a vida de um homem, mudou a história do Cristianismo e do mundo. A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado pelo monge agostiniano Martinho Lutero, marcado pela publicação das suas 95 Teses no dia 31 de outubro de 1517, na porta da catedral de Wittenberg, na Alemanha, que contestavam, entre outros assuntos, a comercialização do perdão dos pecados e a salvação por obras. A partir de uma busca pessoal, Lutero deu início a uma revolução sem precedentes. Quando leu “o justo viverá pela fé”, parece que escamas caíram dos seus olhos.  

Finalmente, ele entendeu que ninguém é considerado justo por pertencer a uma igreja e receber os sacramentos, mas pela fé em Jesus Cristo, que é um sentimento que inclui a compreensão da força do pecado e a certeza do perdão, mediante o arrependimento e a confissão. Uma pessoa somente é salva quando crê em Jesus como seu Salvador e Senhor. Uma vida de boas obras é consequência da salvação, não o contrário. Hoje em dia esses conceitos precisam ser revisitados e, principalmente, praticados. Não precisamos de uma nova Reforma, apenas voltar aos seus ensinos.

José Paulo Moura Antunes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s