60 anos genial bossa da nova

A bossa nova é um turbilhão em um só estilo. ela ao mesmo tempo consegue ser limpa, clara, desconexa, ritmada, complexa, simples, dando uma “cara” tão    sofisticadamente carioca

a-musica-segundo-tom-jobim-6_0

“Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu / Eu possuo apenas o que Deus me deu / Se você insiste em classi car / Meu comportamento de antimusical / Eu mesmo mentindo devo argumentar / Que isto é Bossa Nova, isto é muito natural” (Desa nado – Tom Jobim – 1958)

1958 foi um ano que marcou a música brasileira. Foi o ano da Bossa Nova, uma revolução musical que resultou em um dos movimentos mais in uentes da história da Música Popular Brasileira, que chega aos seus 60 anos e continua encantando com sua singular genialidade.

Gênero musical bem nascido, a bossa nova desabrochou na Zona Sul do Rio de Janeiro e foi a reformulação estética dentro do então moderno samba carioca urbano com        influência no Jazz, no choro e no blues.

O novo estilo musical foi fundado por João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, o baiano bossa nova que encantou e en-

canta com sua batida rítmica ao violão, caracterizando o movimento com suas performances intimistas que romperam com as tendências anteriores da música popular do Brasil, resultando nessa mistura tão nossa, tão caracteristicamente carioca, brasileira e tão genial.

gilberto_joao

Depois de apresentar a maravilha musical ao mundo, João hoje vive trancado em seu apartamento no Leblon. O pai da bossa nova tem hoje 86 anos e vive uma vida enclausurada há alguns anos. O que João Gilberto tem de gênio, tem de confuso. Dono de um “ouvido absoluto”, isto é, um ouvido capaz de identi car sem esforço qualquer tom e qualquer nota, é perfeccionista ao extremo e já chegou a abandonar shows por conta de ar con- dicionado, que segundo ele desa nava o seu violão e também por conta do som que segundo ele estava mal equalizado.

O gênero genial ensolarado, leve e carioca encantou e continua encantando. A bossa continua viva nos ouvidos dos que apreciam a boa música. É um turbilhão em um só estilo, que ao mesmo tempo consegue ser limpa, clara, desconexa, ritmada, complexa, simples, dando uma “cara” tão sofisticadamente carioca.

Na primeira semana de abril, a irmã da bossa nova subiu aos palcos cariocas e estivemos lá para conferir de perto a performance de Bebel Gilberto.

_DSC6978 Bebel Gilberto - Show BEBEL GILBERTO - Abril 2018 - Foto CG

Isabel Gilberto de Oliveira tem música correndo no seu DNA. Filha de João Gilberto e Miúcha, sobrinha de Chico Buarque, nasceu nos Estados Unidos em 1966 e cresceu em Ipanema. Essa mistura fez com que Bebel continuasse o legado de levar a bossa para o mundo. Em 2000, Bebel inventou a bossa eletrô- nica, que assumiu os clubes de todo o mundo e se posicionou como uma das artistas mais vendidas do Brasil nos EUA desde os anos 60.

cristina granato

No dia 5 vimos de perto que a bossa ainda é nova, ainda encanta e ainda é absurdamente genial. Bebel é autora de composições incríveis e deixa claro o por que tem “Gilberto” no seu nome. O pai de Bebel é o criador do gênero e talvez por isso ela tenha se apropriado com tanta coragem e ousadia da sua irmã “Bossa Nova” e a difundido pelo mundo afora, dando continuidade ao legado de seu pai, de Tom, de Vinícius e de tantos outros que participaram deste movimento musical tão peculiar e que enche o carioca e brasileiro de bom gosto musical de orgulho.

Em tempos de “composições musicais” tão desprovidas de bom senso, vale muito relembrar deste movimento ímpar, que apresentou de forma grandiosa a Música Brasileira para o mundo com sua batida, melodia e letras incrivelmente lindas, que encantou, encanta e continuará encantando. Quem dera surgissem movimentos novos com tamanha sofisticação harmônica, porque a bossa nova é genial!

Erica Matos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s