Uma viagem extraordinária

ts 1

Em determinado momento de “Uma viagem extraordinária”, o menino T.S. Spivet (Kyle Catlett) pensa em como os pais eram diferentes e estranha que eles tivessem se apaixonado um pelo outro. A tela do cinema é então dividida e em um lado aparece o pai em suas atividades de vaqueiro, um cowboy anacrônico, em um dia ensolarado. No outro, a mãe, vivida pela ótima Helena Bonham Carter, entomologista, cuidando de besouras à luz da lua. Ele é do sol: ela, da lua, conclui T.S..

O filme do francês Jean-Pierre Jeunet (“Delicatessen”, “O fabuloso destino de Amélie Poulain”) discute relações familiares, diferenças interpessoais e canalhices, mas tudo com muita leveza.

T.S. é um gênio precoce. Desinteressado em atividades físicas e rurais, vê o pai demonstrar sua preferência por seu irmão gêmeo, Layton. “Layton recebeu o tamanho; eu, os neurônios”, diz um T.S. que, talvez, preferisse os atributos do irmão.

 

O pai (Callum Keith Rennie), um caladão econômico em gestos e demonstrações de sentimento; a mãe, extrovertida, mas extremamente focada em seu trabalho; a irmã adolescente e bonita pensa em ganhar um concurso de beleza para sair do rancho localizado em lugar remoto no estado de Montana; Layton, o irmão, sim, integradíssimo ao lugar e T.S., o gênio que nem a família conhecia.

T.S. ganha um prêmio do Instituto Smithsonian, em Washington, e recebe um telefonema convidando-o a comparecer à capital para receber seu prêmio. Os organizadores do concurso não sabem que ele é uma criança, sua família não tem a menor ideia de que ele sequer participou de um concurso, quanto mais vencer um. O que não impede o garoto de ir buscá-lo.

“Uma viagem extraordinária” é filme que nos faz esquecer de Dilma, Aécio, inflação, corrupção, violência e nos distrai. Muito bem realizado, com destaque para a atuação do garoto Kyle Catlett) vale a ida ao cinema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s