Malala e Satyarthi ganham nobel da paz

Em 9 de outubro de 2012, a paquistanesa Malala Yousafzai, aos 15 anos, foi vítima da atentado executado por fundamentalistas talibãs. Malala levou dois tiros, um no pescoço e outro na cabeça, quando saía da escola. Foi operada e logo levada para o Reino Unido. Em sua terra corria o risco de sofrer outro atentado. Até hoje vive em Birmingham com a família.

O “crime” de Malala foi defender, por intermédio de um blog que mantinha, a educação para mulheres.

Kailash Satyarthi é indiano, engenheiro e tem 60 anos. Ele dedicou a vida ao trabalho social. Graças ao Movimento para Salvar a Infância, fundado por ele, em 1980, libertou dezenas de milhares de crianças exploradas em trabalho infantil.

Malala e Satyarthi ganharam, juntos, o Prêmio Nobel da Paz de 2014. Simbólico, também, é o fato de os dois serem oriundos de duas nações que vivem em constante tensão, à beira da guerra.

Todo o planeta, hoje, se preocupa com a exploração do trabalho infantil. A conscientização planetária partiu da Índia.

“Algo que nasceu na Índia e cresceu, agora é um movimento mundial contra o trabalho infantil. Sinto que as pessoas vão prestar mais atenção à causa das crianças no mundo”, disse Satyarthi.

Malala não se conformava em viver na ignorância. Queria aprender e entendia que as meninas de sua terra também tinham direito ao conhecimento.

“Este prêmio é para todas as crianças que não têm voz, cujas vozes precisam ser ouvidas. Me senti mais forte e mais corajosa, porque este prêmio não é apenas um pedaço de metal ou uma medalha que você guarda no quarto. É um incentivo para ir em frente”, afirmou Malala, que aos 17 anos é a mais jovem ganhadora ao Nobel. (Adaptado de O GLOBO)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s